EMPRESA SUSTENTÁVEL: QUAL A IMPORTÂNCIA E COMO SE TORNAR AMIGA DO MEIO AMBIENTE

Empresa Sustentável: Qual a importância e como se tornar amiga do meio ambiente

Muitos acreditam que uma empresa sustentável deve apenas plantar algumas árvores ou fazer a separação do lixo orgânico e reciclável. Porém, esse conceito vai muito além desses feitos, é preciso planejar suas ações econômicas considerando atitudes que não agridam o meio ambiente e que colaborem para um mundo melhor. 

Sempre utilizando o mínimo de recursos naturais para o seu crescimento e desenvolver práticas que beneficiem a comunidade, colaboradores e fornecedores.

Continue a leitura e conheça algumas ações que sua empresa deve adotar para ser sustentável e a importância dessa transição.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • A importância da sustentabilidade empresarial
  • Como se tornar uma empresa amiga do meio ambiente
  • Ações para se tornar uma empresa sustentável

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

A cada ano, os problemas ambientais aumentam cada vez mais. Com isso, os consumidores vem cobrando medidas reais das marcas, fazendo com que elas repensem seus processos e busquem práticas que preservem o meio ambiente. 

Sendo assim, uma empresa sustentável melhora sua imagem perante seus clientes e se destaca da concorrência. Seus colaboradores se identificam com os valores socioambientais e ficam mais produtivos e satisfeitos, assim, reduzindo a rotatividade de funcionários. 

COMO SE TORNAR UMA EMPRESA AMIGA DO MEIO AMBIENTE

Para que sua empresa se torne amiga do meio ambiente, você precisa gerenciá-la de uma maneira equilibrada com pelo menos esses 3 ativos essenciais, confira:

1 – Recursos Naturais

Faça uma análise dos seus processos, produtos e o uso dos recursos naturais. Você deve tirar menos da natureza do que ela consegue repor. Também verifique o impacto que suas ações econômicas geram na fauna e flora. 

Após fazer estudos detalhados de todos esses pontos levantados, monitorar e adaptar as melhorias necessárias, você concluiu o primeiro passo para sua empresa se tornar sustentável. 

2 – Recursos Humanos 

São os colaboradores que ajudam seu negócio crescer e que mantém a qualidade de seus produtos. Dessa forma, os respeite e os valorize. Você pode realizar ações no ambiente de trabalho que previnam acidentes e doenças que afetam o físico e o mental dos trabalhadores, por exemplo.

Seja sempre ético com o seu público, ele quer se identificar com seu produto ou serviço. Ao menor sinal de falta de postura por parte da empresa, todo o caminho construído pode ir por água abaixo devido a cobrança de seus consumidores em seus canais de comunicação e atendimento, entre eles a internet.

3 – Recursos Financeiros 

Empresas que usam de forma eficiente os recursos naturais e humanos se destacam entre o público. Porém, não é tão simples quanto parece, isto porque algumas ações de sustentabilidade demandam um alto investimento e precisam de incentivos externos, como algumas leis.

Sendo assim, sua empresa pode começar com pequenas ações como a diminuição de desperdícios e o uso consciente de energia, entre outras. 

AÇÕES PARA SE TORNAR UMA EMPRESA SUSTENTÁVEL

Confira algumas das ações que geram economia para a empresa e ajudam na evolução da comunidade, além de preservar o planeta:

  • Implementação de reciclagem de lixo;
  • Reaproveitamento da matéria-prima;
  • Uso de fonte de energia renovável como a eólica e a solar na produção de seus produtos;
  • Criação de um sistema de tratamento e reaproveitamento da água;
  • Processos produtivos que não agridam o solo, o ar e os rios;
  • Materiais biodegradáveis na confecção de embalagens;
  • Descarte correto de produtos que agridem o meio ambiente;
  • Projetos educacionais voltados à preservação do meio ambiente e programas de inclusão social para a comunidade;
  • Priorização das pessoas que vivem no entorno da empresa nos recrutamentos de novos funcionários;
  • Revitalização de espaços públicos para a comunidade.

Leia também – Dia do Meio Ambiente: Como promover ações em sua empresa

Os gestores e líderes devem se dedicar e participar dessas ações para mostrar a importância da sustentabilidade empresarial para toda a equipe. Assim, elas serão entendidas e desenvolvidas da melhor forma possível, podendo se tornar uma cultura organizacional.

Outra ação que ajuda, e muito, a sua empresa a se posicionar como sustentável é oferecer brindes ecológicos para seus clientes e colaboradores. 

Na Star você encontra uma ampla e variada linha de produtos feitos com materiais ecologicamente corretos, como: bloco de anotações, bexiga biodegradável, caneta ecológica, ecobag e muito mais.

Acesse nosso site e confira! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × três =