DIA DO MEIO AMBIENTE: COMO PROMOVER AÇÕES EM SUA EMPRESA

Dia do Meio Ambiente: Como promover ações em sua empresa

Uma empresa preocupada com o meio ambiente se destaca perante as outras, com isso, você, profissional de RH e Marketing, deve adotar mudanças na empresa que terão impactos positivos na natureza, e que vão conscientizar seus colaboradores e o público em geral, quanto a isso. 

Em 2019, um estudo foi realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiepa), e apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disseram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

Desse modo, as empresas devem investir em ações socioambientais!

Para te ajudar, separamos informações sobre o dia do meio ambiente, além de 5 exemplos que vão motivar a sua equipe a se conscientizar e readaptarem seus hábitos pensando na conservação do meio ambiente. 

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Dia do meio ambiente
  • 5 ações para promover a conscientização na sua empresa 
Dia do meio ambiente

O dia do meio ambiente é comemorado em 05 de junho, desde 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu essa data durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Essa conferência tinha como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais. 

Desde então, algumas empresas que se preocupam com este tema, realizam ações em suas empresas neste dia tão importante para o planeta, seja através de ações internas com foco em seus colaboradores, ou ações externas com foco em clientes e parceiros. 

5 ações para promover a conscientização na sua empresa

1- Reciclagem de materiais 

Algo que ajuda na preservação do meio ambiente é a reciclagem de materiais. Por isso, sua empresa precisa colocar essa prática em ação, seja realizando um dia de reciclagem dos materiais disponíveis na empresa, no dia do ambiente, por exemplo, ou melhor ainda, adaptando um processo de coleta seletiva permanente.

A parte mais interessante é que, reciclando, os materiais podem ser vendidos e o dinheiro arrecadado pode ser destinado às melhorias no conforto dos funcionários, por exemplo.

Com isso, traz um incentivo para que os funcionários fiquem engajados. O destino do dinheiro deve ser discutido entre os colaboradores, assim, todos ficam satisfeitos com o resultado.

2 – Caminhada 

Uma boa caminhada, além de ser benéfica à saúde, faz com que a equipe passe um tempo junto e se conheça melhor. No dia em que decidirem fazer o exercício em conjunto, ao final, pode-se ter uma roda de conversa sobre o que encontraram de interessante no caminho.

Para que essa ação seja melhor aproveitada, a empresa pode dar squeezes ou garrafas de brinde aos funcionários. Se forem personalizadas, melhor ainda, pois, eles podem fazer até uma divulgação da empresa nas redes sociais.

3 – Almoço com reaproveitamento de alimentos 

Diariamente, toneladas de restos de alimentos que podem ser aproveitados são jogados no lixo. Pensando nisso, sua empresa pode aproveitar esse gancho e fazer um almoço diferente no dia do meio ambiente.

Organize como ele será semanas antes, peça que a equipe pesquise sobre receitas de partes dos alimentos que, normalmente, são jogados fora. Um exemplo são as cascas de frutas e legumes que podem ser usados em receitas maravilhosas. 

Com o resultado das pesquisas em mãos, cada um se encarrega de trazer um alimento. Com isso, faça a reserva da cozinha do refeitório antecipadamente. Durante a preparação das receitas, converse sobre esse assunto e veja se as pessoas costumam fazer isso em casa. 

Use esse momento para conscientizá-los, faça com que as ações sejam a diferença na vida das pessoas e que elas pensem fora da caixa.

4 – Dia da carona 

Segundo dados de uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, pelo menos, 7 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o planeta em decorrência de doenças relacionadas à poluição do ar, provocada por substâncias como o monóxido de carbono (CO) e outros gases tóxicos.

Gases esses que também são emitidos pela queima dos combustíveis dos carros. Portanto, ao diminuir o uso deles, fará um bem gigantesco ao meio ambiente. Normalmente, cada um vem no seu carro, mesmo se todos fazem o mesmo caminho.

Ter um dia da carona diminui a poluição com esses gases, além disso, pode dar início a novos hábitos de caronas na empresa. Trazendo harmonia entre os colaboradores e economia no bolso.

5 – Mesa redonda com discussão de mudanças sustentáveis na empresa

Os funcionários gostam quando são ouvidos. Por que não ouvi-los sobre o que pode ser mudado com relação à sustentabilidade da empresa? Ter uma mesa redonda que dá liberdade para a exposição das ideias os aproxima dos gestores e entre si. 

Faça uma reunião no dia do meio ambiente e deixe com que ocorra uma discussão saudável sobre as suas sugestões. Ao final, presenteie-os com brindes personalizados que tenham a ver com o tema.

Veja algumas sugestões que você pode escolher, e que são feitos com materiais ecológicos:

Todos estes itens podem ser usados dentro da empresa e contribuirão muito com suas ações socioambientais.

Aqui na Star Promocionais, você pode contar com diversos produtos ecológicos que podem ser personalizados com a sua marca. Faça a diferença na sua empresa, solicite agora mesmo um orçamento com a nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + seis =