O principal objetivo de qualquer empresa no mercado é prestar serviços de valor ao público. E considerando um setor altamente concorrido, como é o caso da indústria farmacêutica, precisamos dispor de técnicas que ajudem a encantar e converter consumidores em clientes.
Como sabemos, o setor possui princípios éticos e morais determinados por lei e sendo assim, para aplicar uma boa estratégia, o marketing farmacêutico dispõe de ferramentas eficientes para que sua marca tenha uma excelente reputação no mercado.
Quer saber como?
Confira neste artigo os 4 motivos para investir em marketing farmacêutico.
Neste artigo você vai ler sobre:
- Qual é a importância do marketing farmacêutico?
- 3 maneiras de investir no marketing farmacêutico
Qual é a importância do marketing farmacêutico?
Primeiro de tudo, o conceito de marketing farmacêutico está inteiramente relacionado às diretrizes que precisam ser seguidas para a publicidade e divulgação de produtos e serviços relacionados à saúde.
De forma prática, a comunicação com o público-alvo em questão precisa ser criteriosa, seguindo decretos e leis que oferecem regras mais complexas para essa área. Isso porque o setor farmacêutico lida com uma questão extremamente importante: a saúde das pessoas.
O marketing farmacêutico não se relaciona somente ao volume de vendas geradas, mas também à captação de leads, retenção, fidelização de clientes, entre outros objetivos traçados nas estratégias.
3 maneiras de investir no marketing farmacêutico
1. Aposte no trade marketing
Para que um fabricante possa criar uma relação com o consumidor final, será preciso desenvolver ações pensadas no ponto de vendas. Sendo assim, a parceria com as farmácias será muito importante, afinal, se elas venderem mais, a indústria certamente terá um aumento nas vendas e nos lucros.
Pensando nisso, fortaleça e explore as boas parcerias, criando ações que possam aumentar a visibilidade da mercadoria no ponto de vendas e com isso gerar uma melhor percepção do consumidor para que ele possa considerar a compra do seu produto.
Algumas ideias de ações no PDV são os famosos programas de fidelidade ou compre e ganhe, que podem oferecer recompensas como os desejados brindes promocionais aos consumidores que adquirirem produtos ou quantidades específicas em suas compras.
2. Tenha um propagandista farmacêutico
Um profissional especializado em propaganda farmacêutica atua como intermediário e tem o papel de divulgar os produtos da indústria farmacêutica aos médicos e farmácias.
Entre suas atividades estão a capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Eles sabem como ninguém atuar com ética e possuem conhecimentos nas áreas de fisiologia, patologia e farmacologia.
Através dele será possível planejar e realizar visitas para apresentação dos medicamentos e desenvolver um trabalho eficiente de distribuição em hospitais, clínicas, farmácias e centrais de distribuição.
3. Aposte no marketing digital
Tenha um site com uma estratégia de SEO e um blog que ofereça conteúdo de valor tanto para o consumidor final, quanto para médicos e farmacêuticos.
O mundo se tornou digital, por isso é muito importante marcar presença também nas redes sociais e nos demais canais on-line. Mas lembre-se sempre de ter cuidados com as normas e regulamentações para a publicidade e divulgação de medicamentos.
Conheça algumas das regras:
- De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), só é permitida a publicidade de medicamentos que não necessitam de prescrição médica;
- Produtos com prescrição médica só podem ser anunciados para profissionais da saúde;
- Para os anúncios e campanhas, além da comercialização, os medicamentos precisam ser registrados pela Anvisa;
- Os riscos referentes ao uso devem ser destacados, assim como os benefícios.
Antes de começar, não deixe de consultar a legislação.
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