MARKETING PROMOCIONAL: OPORTUNIDADE PARA FIDELIZAR CLIENTES DURANTE A PANDEMIA

Desde março de 2020, uma das piores crises sanitárias da humanidade faz parte do cotidiano do brasileiro. A pandemia do novo coronavírus desestabilizou não só a saúde pública, como também a economia. Certamente estas condições refletiram no bolso do consumidor.

Em tempos de pandemia, fez-se urgente a readaptação das empresas para atender às novas demandas. Nesse contexto, o marketing promocional despontou como uma das mais eficazes ferramentas para atrair e fidelizar o público.

Explicando o marketing promocional

O marketing promocional é uma estratégia para fortalecer a marca da empresa por meio de ações direcionadas aos clientes. Estas ações visam a conquista de novos clientes e fidelização daqueles que já são.

A empresa, com essas ações, transmite seus valores através de produtos do interesse de seus consumidores. Alguns exemplos de ações são ofertas, disponibilização de novos serviços e produtos e distribuição de brindes personalizados. A renovação de uma boa relação com os clientes, além de tudo, beneficia a imagem da marca.

Porém, para aplicar a estratégia, deve-se priorizar a experiência do consumidor com seu produto ou serviço. Definir um público-alvo é essencial para o sucesso do marketing promocional. Caso contrário, as chances da campanha funcionar diminuem.

Deve-se considerar também a finalidade da estratégia: a empresa pretende fidelizar os clientes ou conquistar novos? Cada objetivo exige um roteiro diferente, portanto, ações diferentes.

Lembre-se das dificuldades impostas pela pandemia. As ações devem transmitir empatia ao público, promovendo um posicionamento altivo e acolhedor diante da instabilidade do momento.

Como o público enxerga o marketing promocional

Em 2020, a agência de live marketing MKT House, em parceria com Opinion Box, realizou um estudo sobre ações de marketing promocional. O intuito era compreender como o consumidor final encarava a estratégia.

O estudo aponta que para 96% dos clientes as ações de marketing promocional são iniciativas positivas. Outros resultados revelados pelo estudo são:

  • para 52% destes clientes, as marcas que fazem promoções são parceiras;
  • 44% acreditam que as ações ajudam a movimentar o mercado;
  • 92% preferem que as ações favoreçam causas sociais;
  • 42% participariam de campanhas cuja parte do lucro fosse revertida para ações sociais.

No contexto da pandemia, a internet assumiu o papel principal na exposição de marcas. Para 66% dos clientes, as redes sociais influenciam diretamente a escolha de um produto ou serviço.

Opções da estratégia

É evidente que as estratégias de marketing promocional devem ser pensadas de acordo com cada empresa. As campanhas de promoção são desenvolvidas a partir dos recursos da marca e não podem gerar problemas no orçamento.

Se empresas maiores conseguem reverter ações para benefícios sociais, as menores têm outras opções igualmente positivas.

A distribuição de brindes personalizados úteis durante a pandemia vêm sendo disseminada pelas marcas. Kits com máscaras, álcool em gel e itens de utilidade para home office são alternativas que demonstram atenção ao cliente.

Promover descontos e ofertas nos valores dos produtos e serviços também é muito eficiente. Os clientes encaram essas ações como uma grande ajuda durante os períodos de instabilidade econômica.

Mas lembre-se: a empresa deve, assim como sua clientela, se adaptar ao momento. Escutar seu público, abrir canais de diálogo e compreender as novas demandas são os motores dessa estratégia.

Uma ação de marketing promocional bem planejada contribui muito para a visibilidade da marca. A otimização da experiência do cliente pode, ainda, promover o crescimento orgânico da empresa. A fidelização dos clientes é sempre resultado da atenção dada a eles.

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