INAUGURAÇÃO DE LOJA: DICAS DE SUCESSO PARA O GRANDE DIA DO SEU NEGÓCIO

A inauguração de loja é só o começo da concretização de um sonho. Para que a caminhada seja com menos obstáculos, é preciso pensar estrategicamente em como receber os clientes na abertura do estabelecimento.

A marca pode até ter um produto singular, mas seus clientes ainda não tem certeza disso. Portanto, faça um bom planejamento que esteja dentro do seu orçamento para atender as expectativas de quem está apenas iniciando uma relação com o seu negócio.

Preparamos dicas incríveis para te ajudar! Confira nesta leitura.

Neste artigo você vai ler sobre:

Tenha cuidado na escolha da data da inauguração

Cuide para que o layout seja estratégico e impecável  

Treine sua equipe de vendas

Ofereça um delicioso coquetel

Apoie ações sociais

Conceda descontos e faça promoções

Distribua brindes personalizados 

Tenha cuidado na escolha da data da inauguração

Essa etapa pode ser crucial entre o sucesso e o fracasso da inauguração. Isso porque, neste primeiro momento você deve evitar o confronto com outros estabelecimentos, principalmente os concorrentes que estiverem com ofertas agressivas. 

Evite também concorrer com algum evento da cidade. Para isso, antecipe a análise e pesquise se na data pretendida não há nenhum acontecimento que irá ofuscar o seu evento. Além disso, caso você vá contratar algum serviço extra ou influencer para a inauguração, eles também devem estar disponíveis à data escolhida.

Cuide para que o layout seja estratégico e impecável

Use e abuse das cores da marca para ter um branding adequado e chamar a atenção. A disposição dos produtos deve ser estratégico, por exemplo, uma loja de utilidades domésticas pode colocar produtos que se complementam próximos uns aos outros, como uma tábua de cortar carne junto com um jogo de facas. 

A inauguração atrai muitas pessoas, portanto, deixe espaço suficiente para que todos andem tranquilamente pela loja e consigam ver todos os produtos. 

Treine sua equipe de vendas

Um cliente bem atendido certamente falará para poucas pessoas sobre este atendimento. Já quem foi mal atendido, espalhará a má fama da loja para milhares de pessoas, ainda mais com as redes sociais em alta.

Por isso, tenha uma equipe treinada e motivada. Ela deve saber tudo sobre o produto, formas de pagamento, como funcionam as trocas, dentre outras informações do estabelecimento. Oferecer cursos sobre técnicas de vendas também é um ótimo investimento.

Faça uma divulgação certeira

A divulgação deve impactar seu público qualificado para ir às compras, para isso, conheça bem os hábitos e comportamentos da persona. Fique atento ao meio de comunicação e qual linguagem é a ideal para chamar a sua atenção.

O Instagram é perfeito para interagir com o público, como entender o que eles esperam da inauguração através de enquetes. 

Ofereça um delicioso coquetel

Um coquetel cria mais conexão com o público, por deixá-lo mais à vontade. O cardápio deve conter alimentos que sejam de fácil manuseio como lanches de metro já cortados e salgadinhos, afinal, os clientes estarão transitando pela loja. 

Apoie ações sociais

Busque fazer parcerias com ONG ‘s da região que tenham a ver com os valores da empresa. Pode ser destinada uma porcentagem dos valores vendidos no dia da inauguração. Outra dica é pedir um quilo de alimento ou ração para quem participar da inauguração.

Esse engajamento mostra o quanto a empresa se sensibiliza com as causas sociais, gerando um impacto positivo no público, além de ajudar outras pessoas. 

Conceda descontos e faça promoções

A inauguração da loja é perfeita para oferecer descontos e promoções, claro que, se estiver dentro do orçamento. Enxergue o momento como uma oportunidade de promover e com isso a ideia é apostar na margem de lucro visando a captação de clientes.

Veja algumas ações que podem ser feitas:

  • Desconto na segunda compra;
  • Programa de fidelidade;
  • Desconto para quem tiver um print do post de divulgação nas redes sociais.

Leia também – Dia do cliente: Brindes que geram uma lembrança positiva da sua marca

Distribua brindes personalizados

Os brindes personalizados são uma ótima opção para criar conexão entre clientes e marcas, ainda mais em uma inauguração. O público percebe a intenção e o carinho que a empresa teve ao pensar em um presente especial para eles nesta ocasião.

Claro que o produto deve ser estratégico, sendo um item que seja realmente útil para o consumidor no seu dia a dia e que tenha a ver com os produtos da marca. Sempre fugindo do senso comum, como na inauguração de uma livraria que, ao invés de distribuir marca páginas, pode entregar luminárias de mesa.

Dá para conciliar investimento x brindes certos para o sucesso que a sua estratégia almeja, afinal são 1001 opções de produtos promocionais que agradam todos os públicos e estilos.

Fale com Star Promocionais, onde você encontra um atendimento personalizado e produtos para todas as ocasiões das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =