PREMIAÇÃO PARA COLABORADORES: 15 IDEIAS QUE VÃO ENCANTAR E ENGAJAR A SUA EQUIPE

15 ideias de premiação para colaboradores

Invista em premiação para colaborares, uma equipe engajada só tem a trazer benefícios para a empresa. Ter colaboradores reconhecidos pelo seu trabalho é um dos pontos a serem considerados pelos profissionais de recursos humanos, além dos gestores do negócio.

Entenda a importância do engajamento dos profissionais e as opções de premiações que vão trazer otimismo e satisfação para sua equipe. Continue a leitura.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Como engajar sua equipe
  • A importância das premiações dentro das empresas
  • 15 ideias de premiação para engajar sua equipe
como-engajar-equipe

Um dos elementos que traz resultados para uma empresa, se não a maior parte, são os seus colaboradores. Por isso, mantê-los engajados deve fazer parte do planejamento dos profissionais dos recursos humanos.  

O engajamento nada mais é do que a relação do trabalhador com a sua empresa. Na maioria das vezes, ele passa a maior parte do tempo no seu trabalho, portanto, esse deve ser um ambiente saudável e motivador. 

Todos os aspectos devem ser considerados e aqui estamos falando do psicológico, afetivo e emocional. Para isso, é preciso reconhecer que cada um é singular em suas emoções e considerar a cultura da empresa ao avaliar como cada um precisa se desenvolver nela. 

Algumas estratégias podem e devem ser implementadas dentro da empresa com objetivos claros, que devem estar relacionados ao bem-estar. Elas começam desde o processo de contratação até o desligamento. Com essa implementação, todos vão se sentir mais otimistas e consequentemente desempenhar melhor suas atividades. Dentre elas, estão:

  • Deixar claro as funções de cada um no início da contratação;
  • Disponibilizar um ambiente de trabalho estimulante e saudável;
  • Permitir que todos cresçam;
  • Valorizar os colaboradores;
  • Dar feedbacks;
  • Ter uma liderança ativa;
  • Obter processos modernos investindo em tecnologia;
  • Engajar a equipe com premiações.
A importância das premiações para colaboradores dentro das empresas

Como você pôde observar nas opções acima, a premiação para colaboradores é uma das alternativas de manter seu time engajado. Além do salário, os colaboradores sempre esperam algo a mais, e isso vem da natureza do indivíduo, Ser produtivo e estar satisfeito tem uma relação direta com as sensações que sentimos no ambiente de trabalho.

Implementando algumas premiações, o impacto não precisa no bolso do funcionário, embora em alguns casos até possa ser. Mas a ideia aqui é proporcionar uma sensação na mente do colaborador, fazendo com que ele perceba o reconhecimento e, assim, fique mais disposto. 

Alguns pontos devem ser considerados na hora de uma premiação, veja alguns que destacamos abaixo:

  • Reconhecer o atendimento de alguma demanda específica do profissional, que é importante para a empresa;
  • Valorizar quando metas da equipe são alcançadas;
  • Estimular uma competição saudável;
  • Oferecer participação nos lucros obtidos da empresa;

Leia tambémEventos corporativos: 4 insights para ações promocionais de sucesso

premiação para colaboradores

Um bom profissional de recursos humanos tem de estar por dentro de todas as tendências de premiação. Pensando no que melhor supre as necessidades da sua equipe, e para ajudar, separamos 15 modelos de premiações eficientes.

1 - Dias de folga

A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo em seu local de trabalho. Portanto, dificilmente tem tempo para resolver problemas pessoais como ir em um banco, por exemplo.

Dando um dia de folga, além dele resolver esses problemas sem precisar faltar ao trabalho, ele vai voltar com as energias recarregadas no dia seguinte. Pode-se usar essa premiação em dias específicos como vésperas de feriados, aniversário do colaborador, natal e ano novo.

2 - Almoço em equipe 

Uma equipe unida traz mais resultados, afinal, a falta de comunicação, por diversas vezes, dificulta o desempenho das pessoas. Deixe que seja da escolha do grupo o local do almoço, dando mais autonomia aos colaboradores. Não se esqueça que, por ser um bônus, a conta deve ser paga pela empresa.

3 - Cartão cultural 

A cultura é essencial para trazer novos conhecimentos e abrir a mente. Faça com que lugares como cinema, livraria, teatros e outros, que tenham atividades culturais, sejam inclusos no cartão virtual. Acaba sendo uma boa opção para funcionários que se destacam.

4 - Animais de estimação no trabalho 

Quem tem um animal de estimação sempre o considera como da família. Uma pesquisa realizada pela DogHero com 700 pessoas em 2019, revela que 9 de 10 pessoas são a favor do animal em seu ambiente de trabalho. 

Você pode adotar essa opção como permanente, se a empresa dispor de espaço para isso ou em ocasiões especiais, quando a equipe alcançar uma metas, por exemplo.

5 - Reconhecimento interno 

Muitos funcionários se sentem desmotivados porque não se sentem reconhecidos. Assim como quando tem o mesmo tratamento de outros, que não fazem um trabalho excelente como eles. Ter esse reconhecimento, principalmente em público, gera engajamento. 

Crie um mural de “funcionário do mês” com elogios dos clientes e gestores. Isso fará com que todos se esforcem para estarem nesse posto no próximo mês.

6 - Bônus salarial 

Apesar da premiação, na maioria das vezes, não estar relacionada com valores em dinheiro, essa pode ser uma excelente opção para ter uma equipe motivada a alcançar os objetivos propostos. Ele pode ser na participação de lucros mensais da empresa, trimestrais, semestrais ou até mesmo esporádicos, nas situações em que a empresa conquista algo muito importante.

7 - Trabalho home office

A confiança no trabalho do funcionário espelha como é o seu desempenho na empresa. Ele ter a opção de trabalhar home office é garantir que está cumprindo com suas tarefas e merece esse novo passo, se isso for importante para ele.

8 - Créditos em streamings e aplicativos

Praticamente todo mundo usa alguma plataforma de streaming e aplicativos de corrida como Netflix, Amazon Prime, Uber e 99. Para garantir o comprometimento dentro da empresa, crie uma bonificação desse tipo.

Deixe que ele possa optar por qual é a melhor escolha, seja um mês na plataforma de streaming ou uma corrida para a ida ou a volta do trabalho.

9 - Viagens 

Este tipo de premiação é de brilhar os olhos de qualquer pessoa, não é mesmo? O profissional de recursos humanos pode pensar em uma viagem específica ou deixar que os colaboradores escolham entre algumas opções. 

Ao ter em mente que pode ganhar esse bônus, a equipe cria uma competição saudável que traz ganhos positivos para o crescimento da empresa.

10 - Day Spa 

Separar um dia especial para relaxar é uma boa escolha para aquele funcionário que se dedicou tanto para alcançar os resultados. Seja nas ocasiões de aniversário ou outras, certamente quem tem um dia de descanso consegue ser mais feliz e consequentemente produzir mais.

11 - Gift card

O gift card é um cartão pré-pago com créditos que podem ser usados em diversos sites de varejo como Americanas, Saraiva, Submarino e Amazon. Lá, o ganhador pode escolher o que desejar, como livros, roupas e eletrônicos.

12 - Voucher academia

Manter a saúde em dia é ótimo para aumentar o rendimento no trabalho. Por isso, ter um voucher de academia como opção de premiação é uma boa escolha. Hoje em dia existem também os aplicativos de exercícios para a comodidade de fazer as atividades físicas em casa. Você pode fazer algum tipo de votação para saber qual é a preferência da sua equipe.

13 - Sair mais cedo 

Assim como nos dias de folga citados acima, a opção de sair mais cedo é uma ótima alternativa de incentivo. O trabalhador se vê motivado a cumprir as metas e ter a possibilidade de sair mais cedo para resolver pendências pessoais ou até mesmo curtir a família.

14 - Apoio psicológico

Muitos profissionais não podem contar com o salário para pagar uma consulta com um psicólogo, por exemplo. Desse modo, podem se sentir frustrados e desanimados com a situação. Dar um vale consulta pode ser de grande ajuda, especialmente nos dias de hoje em que a ansiedade, o estresse e a depressão estão ocupando um espaço muito grande na vida das pessoas.

15 - Programa de pontos 

O programa de pontos já é bem conhecido nas companhias aéreas e cartões de crédito. Ele pode funcionar da mesma forma na empresa. A cada venda e objetivo alcançado, ele pode ser trocado por algum benefício. Os brindes corporativos personalizados podem ser uma dessas opções de troca dos pontos. Veja algumas opções:

Todas as soluções de brindes personalizados você encontra aqui na Star Promocionais. Temos opções para as ocasiões do ano todo, que vão ajudar a sua equipe a ficar mais engajada, fale com a gente através do site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 − 4 =