As ações promocionais são grandes aliadas do setor de eventos. Elas representam uma oportunidade de atrair o olhar dos consumidores para fortalecer o relacionamento, novas experiências e assim fidelizá-los.
São muitos os benefícios, mas para atingir os objetivos é preciso mandar bem na produção do evento e é o assunto deste conteúdo.
Neste artigo você vai ler sobre:
- Estratégia e planejamento para ação promocional
- Ações promocionais alinhadas ao público-alvo
- Ações de Marketing Digital
- Boas experiências ajudam a gerar valor
Criar um plano de ação é uma boa estratégia para começar os trabalhos, colocando no papel todas as informações necessárias para a criação e acompanhamento da ação promocional, seja para a realização em um evento corporativo ou para qualquer outra ocasião.
O planejamento começa com a definição do público, objetivo da ação e questões logísticas como data, local, horário, capacidade etc. Veja algumas informações que devem ser consideradas:
- Persona;
- Sugestões de datas, possíveis locais e horário;
- Se haverá apresentações, palestras, falas em geral e de quem serão;
- Metas e objetivos;
- Custos gerais como aluguel, materiais, mão de obra, brindes interessantes aos participantes, palestrantes, etc.;
- Canais de divulgação a serem utilizados.
Além disso, é importante definir quais serão os KPIs utilizados para monitorar o andamento da ação, bem como para avaliar os seus resultados.
Em qualquer tipo de ação promocional, seja ela grande ou pequena, conhecer o público-alvo que será atingido, faz toda a diferença para conseguir gerar o impacto esperado.
Estudar a persona do negócio ajuda a entender fatores que são muito importantes na hora de produzir o evento, assim como a idade do público, escolaridade, disponibilidade financeira, estilo de vida, gostos, canais que utiliza, entre outros dados.
Criar ações que não estão direcionadas adequadamente para o público, é desperdiçar tempo e dinheiro.
A internet possibilita alcançar um grande público em curto espaço de tempo, especialmente, se as ações forem bem planejadas e executadas. Aproveite as ferramentas disponíveis para divulgar com qualidade os eventos corporativos, por exemplo:
- Campanhas de e-mail marketing;
- Posts em Redes Sociais (principalmente aquelas que a persona costuma utilizar);
- Uso de influenciadores quando houver disponibilidade financeira (se atentar para encontrar influenciadores do mesmo nicho);
- Cobertura ao vivo com transmissão de lives.
Nesse ponto, é muito importante lembrar que os conteúdos criados precisam transmitir relevância para o público. Portanto, foque sempre na geração de valor.
As pessoas não querem apenas ouvir falar de um produto, elas querem saber como os produtos e serviços podem atender suas necessidades e expectativas.
Isso pode envolver ações simples como a distribuição de brindes promocionais, criação de conteúdos interativos onde a participação do público seja valorizada, experimentação e degustação de produtos, quando for o caso, entre outras opções. Vale soltar a criatividade!
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