O MARKETING PARA ESCOLAS QUE AJUDA A FIDELIZAR PAIS E ALUNOS

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Está à procura de uma solução que agregue valor à marca da sua escola e marque presença na lembrança das pessoas? As opções de marketing para escolas vão além de outdoor, Google e redes sociais. É possível fazer um trabalho muito mais amplo, atingindo dois públicos ao mesmo tempo, o interno e o externo.

Com a distribuição de produtos personalizados com a identidade da escola, você fideliza o aluno e a família e ainda faz propaganda do estabelecimento ao mesmo tempo.

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Neste artigo você vai ler sobre:

A importância do uniforme nas escolas

Produtos personalizados para escolas

Identidade visual como ferramenta de atração

Mídia espontânea é o boca a boca dos novos tempos

A importância do uniforme nas escolas

O uniforme é o primeiro ponto que deve ser estudado pelo setor de marketing da escola. Ele não serve apenas para sinalizar que o estudante pertence à comunidade da instituição. 

Você já parou para pensar todo o caminho que o aluno faz até chegar à escola? Durante esse percurso, sua marca está transitando pela cidade, uma propaganda gratuita e espontânea. Quando alguém vê uma propaganda da sua escola e uma pessoa utilizando o uniforme, acontece o que se chama de reforço de marketing.

Para quem já está à procura de uma escola é muito assertivo e traz excelentes resultados. Para quem não está em busca de uma escola, atua como uma espécie de lembrete no inconsciente e pode servir como indicação no futuro.

Invista em um uniforme que vá além do básico, que leve em consideração dias quentes e frios, com casacos e todos os acessórios que possam interessar aos estudantes, pais e tutores.

Produtos personalizados para escolas

Um grande parceiro para o marketing das escolas são os produtos personalizados. O universo se amplia em mochilas, fichários, estojos, canetas, agendas, calendários, bloquinhos, squeeze e muito mais.

O segredo é sair do convencional. Ser estratégico inclui confeccionar produtos bonitos e úteis, que todos tenham vontade de ter, não aqueles que ficam guardados no armário.

Estabeleça metas e etapas, como em um jogo, cada etapa vencida dá direito a um personalizado. Ao final do ano, quem passa direto, por exemplo, ganha uma agenda especial do ano seguinte; quem entrega as atividades em dias, ganha um estojo.

Os pais que fazem a matrícula até determinada data, também ganham um bloquinho, e por aí vai. É você quem faz as regras do jogo e a família vai adorar jogar junto.

Amplie sua rede e adote a mesma estratégia com sua equipe de funcionários, crie linhas de produtos personalizados para eles também, com metas a serem alcançadas e brindes que sejam cobiçados e úteis na rotina deles, como garrafas térmicas e planners.

Com a estratégia de marketing promocional definida, o resultado do investimento virá quando sua rede interna levar sua marca para muitos lugares, com o maior reforço positivo que existe na publicidade, a indicação.

Identidade visual como ferramenta de atração

Com base em um conceito geral, é muito importante para a assertividade estratégica, que a sua identidade visual esteja de acordo com as expectativas do público-alvo.

Para o uniforme da sua escola se destacar no transporte público, por exemplo, ele terá que ser atraente, descolado e de bom gosto. Outro ponto é que a propaganda não precisa ser ostensiva, ela deve ser discreta, para que não cause rejeição do público.

O mesmo acontece com os produtos personalizados, pois a pessoa precisa ser cativada pelo visual dele, para desejar usá-lo. Então, quando for planejar a identidade visual da escola, leve em consideração símbolos e cores que ficarão harmônicas em produtos personalizados.

A cada ano, o ideal é que haja mudança nas artes, respeitando as cores e as tipografias básicas da marca, como se fosse uma coleção anual, que gere desejo de consumo.

Mídia espontânea é o boca a boca dos novos tempos

Quando alguém indica sua marca ou influencia outra pessoa a consumir algum produto ou serviço seu, sem recompensa financeira, a mídia espontânea acontece. Neste momento, o receptor está totalmente disponível e predisposto a consumir aquela informação.

O fator credibilidade é a maior força deste tipo de mídia, pois para o receptor nada foi imposto, ele está concluindo sozinho que aquela marca é de confiança. A indicação impacta positivamente quem observa e já está à procura de algo semelhante.

Investir em produtos personalizados vai levar a imagem da sua escola para lugares que a propaganda convencional não consegue alcançar com tamanha precisão. Além de aumentar a sensação de pertencimento e comunidade do seu público interno, o investimento vai valorizar sua marca em todas as redes que ela estiver inserida.

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