BRAND AWARENESS: FAÇA SUA MARCA SER PRESENTE NA LEMBRANÇA DO CONSUMIDOR

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O termo Brand Awareness pode ser traduzido como consciência de marca e é considerado uma das principais estratégias de marketing utilizadas por grandes empresas. Quando bem aplicada, tem o poder de fazer o consumidor associar um produto a uma determinada marca.

Por exemplo, não é incomum que muitas pessoas no Brasil se refiram ao amido de milho como Maisena. Outras associações do tipo, como a da esponja de aço com a marca Bombril, permanecem há anos no imaginário dos consumidores graças às boas práticas de Brand Awareness.

Logo, o principal objetivo dessa estratégia é fazer a empresa ganhar notoriedade e também ser lembrada mesmo diante da concorrência.

Quer saber como aumentar o reconhecimento da sua marca? Continue na leitura.

Neste artigo você vai ler sobre:

O papel do branding no Brand Awareness

O Branding Awareness e o marketing digital

Encontre o tom correto para dialogar com os consumidores

O papel do brading no Brand Awareness

Para conseguir aumentar o Brand Awareness, primeiramente, uma empresa precisa pensar sobre questões relativas ao branding, que consistem no gerenciamento das estratégias para um negócio e inclui aspectos como o planejamento em longo prazo e a criação de elementos da identidade visual da marca.

Portanto, em linhas gerais, o branding trabalha com a ideia de que para ser reconhecida no mercado, uma empresa precisa ser pensada, estruturada, divulgada e gerenciada de maneira eficiente para garantir que o seu posicionamento no mercado seja compreendido e aumente sua visibilidade. Veja alguns pontos importantes do branding:

  • Fique de olho nas novidades e esteja sempre um passo à frente;
  • Invista no marketing de relacionamento;
  • Faça conteúdos e esteja ativo nas redes sociais;

Esses pontos também contribuem para a conquista da credibilidade com o público. Dessa forma, as estratégias de branding fazem com que a empresa cresça de uma forma sustentável, inteligente e duradoura, visto que é pautada no modo que a marca é percebida.

Especialmente com relação ao marketing de relacionamento, crie espaço e de voz para que seu público interaja com a sua marca nas redes sociais, crie ações de fidelização através de cartões de descontos, brindes promocionais e até mesmo amostras grátis, sendo este último o marketing de experimentação que cria uma relação forte entre marca e consumidor.

Isso se conecta com o brand Awareness uma vez que quanto maior a consciência de marca, maior será o seu valor de mercado e menor a sua dependência de fatores como o preço e as características técnicas do produto. Logo, convencer o público a consumir será um processo muito mais fácil.

As questões expostas se fazem importantes por proporcionar aumento de vendas, alcance de marca e oferecer aprimoramento para as campanhas de marketing.

Leia também: Brindes promocionais: Solução prática e com baixo custo para fidelizar clientes.

O Branding Awareness e o marketing digital

Atualmente, qualquer empresa precisa ter uma presença online para conseguir estabelecer uma relação com o público e, dessa forma, ampliar as suas vendas e o seu alcance. Além disso, os ambientes digitais se mostram vantajosos para os negócios no sentido de oferecer maior autonomia para as suas ações de marketing do que os meios tradicionais.

Outra vantagem de optar por fazer marketing digital é a possibilidade de usar as métricas oferecidas por ferramentas como o Google Analytics para definir os impactos das campanhas e a sua efetividade com base em informações concretas.

Todas essas questões se relacionam de maneira direta com o brand Awareness em razão da liberdade que a web possibilita para as empresas, tanto no sentido de criação de conteúdo quanto na maneira de se promover. Atualmente, as marcas podem ter vários espaços próprios, como blogs e perfis em redes sociais, que permitam um posicionamento claro e diálogo com o público.

Além disso, as ferramentas de marketing digital são capazes de ajudar as empresas a medir o valor da sua consciência de marca, visto que a dependência de pesquisas é eliminada. O feedback dos consumidores é dado em tempo real, de forma que o share of mind (em tradução livre, participação na mente) é imediato.

Outro ponto no qual a internet favorece o brand Awareness é por possibilitar que outros indicadores sejam usados para medi-lo. Entre eles, é possível destacar:

  • Menções em redes sociais;
  • Engajamento nos posts;
  • Comentários sobre a marca;
  • Alcance das publicações;
  • Pesquisas nos mecanismos de busca;
  • Visitas no site.

Diante de tudo isso, é válido ressaltar como a internet modificou o brand Awareness, visto que o diálogo entre empresa e consumidor se tornou mais nivelado por causa dos espaços digitais. Portanto, as interações acontecem de forma mais pessoal, o que altera a visão dos consumidores sobre uma determinada marca.

Encontre o tom correto para dialogar com os consumidores

Graças aos aspectos destacados, mais do que nunca se tornou essencial fazer uma avaliação da persona, ou seja, do cliente ideal de um determinado negócio.

Delimitar quem é o público-alvo abre a possibilidade de que a empresa encontre as estratégias de marketing mais efetivas porque ao descobrir quem é o seu consumidor ela poderá adequar a sua comunicação, os conteúdos compartilhados e o seu posicionamento tanto nos meios digitais, e consequentemente nos meios off.

Segundo os principais nomes do marketing digital, o consumidor chamado de 4.0 não deseja somente encontrar uma empresa que venda os produtos que ele quer consumir. Na atualidade, os clientes também se importam com encontrar marcas que estejam alinhadas com os seus valores e com as quais se identifiquem, o que ressalta mais uma vez a importância do brand Awareness.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e fica a nossa dica sobre o uso de brindes personalizados nas suas ações de branding. Pessoas gostam de ser presenteadas, por isso, o baixo custo dos brindes se transforma em alto valor agregado e a sua marca ganha muito com isso.

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