MARKETING PROMOCIONAL: ACERTANDO NA EXPERIÊNCIA QUE O SEU CLIENTE QUER TER

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O marketing promocional é uma estratégia tão eficiente quanto os demais modelos e que proporciona às marcas de todos os segmentos, além da possibilidade de aumentar as vendas, se relacionar e fidelizar clientes.

Mas para que o consumidor tenha uma experiência de valor, invista em ações criativas. Para te ajudar, preparamos este conteúdo com alguns insights inspiradores. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

  • Insights para um marketing promocional de resultados

INSIGHTS PARA UM MARKETING PROMOCIONAL DE RESULTADOS

Independente da ação de marketing promocional que você optar nas suas campanhas, antes de mais nada, é preciso entender para quem elas estão sendo destinadas. Assim, é possível identificar o que o público considera como melhor experiência. 

Por exemplo, talvez seja mais vantajoso para um cliente ganhar um brinde com um produto do que ter descontos, e isso acontece na maioria dos casos. Além disso, entender os objetivos que a empresa quer alcançar com essas ações é essencial para fazer um bom planejamento e realizar a mensuração de resultados. 

Confira alguns insights bem legais para obter bons resultados:

Bons descontos

É uma das ações mais usadas no marketing promocional. Ela chama muito a atenção do consumidor, afinal, quem não gosta de economizar. Mas vale lembrar que desconto sem uma boa experiência não é tudo.

Faça com que as ofertas sejam irresistíveis para a persona, como usar gatilhos mentais. O de escassez, por exemplo: “Desconto apenas para os 10 primeiros clientes”. Além de outros que podem fazer sentido de acordo com a oferta.

Outras ideias de descontos podem ser:

  • Kit de produtos – Que ajuda a aumentar o ticket médio e é vantajoso para o cliente quando o preço é reduzido em relação ao produto unitário;
  • Pague 1 e leve 2 – Se a sua estratégia é reduzir estoque, esse modelo é um bom atrativo para o seu público se engajar nas compras;
  • Cupons de desconto – Para usar na próxima compra, por exemplo, ajudará o cliente voltar e consumir mais e poderá contribuir para o aumento nas vendas. Não se esqueça de colocar o prazo de validade para garantir o controle no resultado da ação;
  • Desconto no frete para compras acima de um determinado valor – Este funciona muito bem para negócios online e atrai vendas para outras regiões.

Amostras e Demonstração de Produtos

Oferecer amostras grátis é uma forma de aguçar os sentidos do consumidor e proporciona a ele a oportunidade de conferir os benefícios dos produtos de forma gratuita, afinal muitas vezes eles não consideram comprar algo que não conhecem. É excelente para lançamentos!

Um exemplo disso são as plataformas de streaming, que propõem um período grátis para que o usuário conheça os conteúdos e, caso se interesse, realize a assinatura. Se o cliente está na dúvida entre o seu produto e o da concorrência, mas o seu oferta amostra grátis, isso influenciará diretamente na decisão de compra.

Programa de Pontos

O programa de pontos, como o de fidelidade, incentiva novas compras através da proposta de recompensas, atuando muito bem também no aumento do ticket médio. Alguns dos benefícios que podem ser oferecidos são:

  • Descontos graduais;
  • Troca de pontos por produtos;
  • Cashback;
  • Brindes personalizados.

Uma dica é ofertar os produtos com menos saída nos programas de pontos, e é importante lembrar que as recompensas não devem trazer prejuízos financeiros para a empresa, portanto faça um bom planejamento.

Eventos Promocionais

O marketing promocional também pode ser pelas plataformas digitais como, por exemplo, YouTube e Instagram Live. Usar a estratégia do live marketing é perfeita para unir clientes de diversos lugares, engajá-los e incentivar as vendas on-line. 

Nessa experiência podem ser apresentados os novos produtos, como funcionam, tirar dúvidas dos participantes e oferecer brindes ao longo da live. Antes do evento podem ser distribuídas amostras grátis com um QR Code endereçado à uma página interativa, proporcionando uma experiência única.

Brindes Personalizados

Os brindes personalizados são usados no marketing promocional para encantar os clientes. A marca que o oferece para os seus consumidores fortalece suas relações, sendo reconhecida por se atentar aos detalhes e oferecer sempre boas experiências.

O brinde personalizado pode ser oferecido para clientes fidelizados ou para novos clientes em sua primeira compra. Outra proposta divertida que anima os consumidores são atividades que envolvem brincadeiras como sortear um brinde, raspadinhas, balões com prêmios, entre outros.

Mas vale lembrar que o produto precisa ter uma relação direta com as necessidades do público em questão. Serem úteis para o uso no dia a dia e estar relacionado ao segmento do negócio que o oferece. Um exemplo a ser usado é de uma empresa de viagens, que pode pensar em uma máscara de dormir e um kit viagem com frascos, entre outras opções.

Uma outra dica bem oportuna, são as datas comemorativas, que são uma parceria perfeita com o marketing promocional, pois são ocasiões em que os clientes já se preparam para ir às compras e com isso aumentam as chances de ampliar os resultados.

Leia também – Datas Comemorativas: Como desenvolver boas estratégias para sua marca

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