Quem nunca entrou numa loja porque viu uma chamada de “dia das mães”? Seja em comerciais de televisão, totens, outdoors, cupons, vitrines, e-mails ou em outras roupagens, todos nós já fomos bombardeados por ações promocionais em razão de datas comemorativas.
E não é para menos: essas ocasiões podem gerar um aumento significativo nas vendas. Um bom exemplo disso é o Dia das Crianças, que movimentou mais de 7 bilhões de reais mesmo em meio à pandemia, em todo o Brasil.
Continue lendo para saber como aproveitar o calendário para desenvolver estratégias eficientes para a sua marca.
Neste artigo você vai ler sobre:
- Como gerar mais consistência para a sua marca
- A importância de acompanhar datas comemorativas
- Como criar e usar um calendário promocional
- O que incluir em seu calendário promocional?
- Algumas das principais datas comemorativas
Você já reparou no quanto o mercado está diferente? Antigamente, havia muito mais previsibilidade. Os consumidores tinham menos opções e as empresas tinham mais poder. Agora a tecnologia evoluiu. Novos players entraram no mercado, a concorrência aumentou drasticamente e os consumidores sabem que podem escolher.
Nesse novo cenário, profissionais de marketing, gestores e empreendedores estão sempre diante do desafio de inovar e buscar estratégias e ferramentas para fazer decolar seus produtos e serviços.
Empreendedores e profissionais de marketing e vendas mais experientes sabem que para uma marca ganhar destaque e a confiança do mercado, e que precisam de consistência. Justamente por isso, um dos pontos mais importantes em um empreendimento é a estratégia de marketing.
A estratégia de marketing descreve como o negócio está posicionado, qual seu segmento, quem é seu público-alvo, qual a missão, visão e valores centrais, ou seja, tudo o que você precisa para criar a comunicação adequada para a sua empresa.
A partir dessa estratégia é criado o plano de marketing, que, por sua vez, é a forma como essa estratégia é implementada. Quando sua empresa tem uma estratégia de negócios bem definida, seus resultados decolam.
E uma estratégia que tem sido muito bem aproveitada por empresas é a exploração de datas comemorativas para o marketing promocional.
Quem trabalha com vendas sabe que datas comemorativas afetam – e muito – os resultados. Com base nessa informação, explorar esses momentos pode ser uma forma de aumentar seus rendimentos e ver seu negócio crescer.
Seja o seu empreendimento uma loja física ou um e-commerce, essas são oportunidades perfeitas para divulgar seus produtos e serviços, elevando seu faturamento e o engajamento com seu público nas redes sociais.
E não são apenas datas como o Dia dos Pais, o Dia das Mães ou o Natal – a Black Friday, por exemplo, movimenta bilhões, aumentando drasticamente o volume de vendas. Só em 2021 as vendas pela web movimentaram R$ 4 bilhões.
Além disso, clientes que possuem interesses específicos gostam de procurar lugares onde possam encontrar boas opções e sugestões de compra.
Se sua vitrine/página se atualiza e ele sempre encontra coisas novas, isso desperta interesse maior interesse, por isso abuse da criatividade nos períodos como o Dia dos Namorados, nas trocas das estações do ano com as novas coleções, valorize seus lançamentos e capriche na queima de estoque.
Para não esquecer nenhuma dessas ocasiões, elabore um calendário promocional com as principais datas para o seu segmento, isso facilitará o planejamento. E a partir dele, sua equipe terá previsibilidade para as ações serem mais assertivas.
Comece listando um calendário com 12 meses em branco e mapeie de acordo com a sazonalidade dos produtos e serviços que você oferece.
Assim, é possível criar mensagens focadas em torno do seu mercado e garantir que você consiga passar boas mensagens nas datas relacionadas ao seu segmento. Pense naquilo que seus clientes em potencial estão procurando em cada um dos períodos ou ocasiões.
Considere incluir em seu calendário: campanhas publicitárias, eventos, e-mail marketing, marketing de conteúdo e conteúdos nas mídias sociais, por exemplo.
Quanto maior for a especificidade, maior a consistência do seu planejamento. Ao mesmo tempo, lembre-se de ser flexível. Não há forma certa ou errada, há o que funciona para você. O objetivo é criar resultados.
Em seu livro Propaganda Teoria – Técnica – Prática, Armando Sant’Anna aponta que uma das vantagens desse calendário é se tornar um “checklist” que contribui para o planejamento anual.
Uma vez que entre o pedido de um produto e o recebimento pode levar um tempo, em janeiro você já pode ter feito encomendas de produtos para um evento em maio.
Para Sant’Anna, os principais fatos que envolvem o calendário são:
- As datas comemorativas em si, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e outras que sejam estratégicas para o seu negócio;
- O controle de recebimento de mercadorias a serem promovidas no mês seguinte;
- As promoções do mês.
A Serasa Experian fez um levantamento das principais datas sazonais para o comércio mês a mês, confira:
- Janeiro: Férias e volta às aulas;
- Fevereiro: Dia do esportista (19/02); Carnaval;
- Março: Dia Internacional da Mulher (08/03);
- Abril: Páscoa (04/04); Dia do Frete Grátis (final do mês);
- Maio: Dia das Mães (09/05);
- Junho: Dia dos Namorados (12/06);
- Julho: Dia do Amigo (30/07);
- Agosto: Dia dos Pais (09/08);
- Setembro: Dia do Cliente (15/09);
- Outubro: Dia das Crianças (12/10);
- Novembro: Black Friday (26/11); Cyber Monday (29/11);
- Dezembro: Natal (25/12);
Antes de tudo, o que você precisa é conhecer bem o seu produto/serviço e estudar o comportamento dos seus consumidores.
Quanto mais informações sobre seu público-alvo e intimidade com seus interesses, melhor será a sua comunicação com ele e mais fácil será identificar as melhores datas comemorativas para o seu calendário promocional e como passar suas mensagens.
Que tal começar a fazer o seu agora mesmo e não perder de vista nenhuma chance de aumentar suas vendas e promover a sua marca.
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