4 PASSOS PARA SUA EMPRESA ALCANÇAR UM DIFERENCIAL COMPETITIVO

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Está difícil para sua empresa ser competitiva? Pois saiba que isso é essencial para os negócios, porque tem como objetivo destacar a empresa de modo que ela se torne única aos olhos dos consumidores e alcance bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Existem vários fatores importantes para alcançar esse objetivo, mas os pilares estão especialmente no bom atendimento, na qualidade dos produtos e serviços, e no compromisso da marca com a expectativa do cliente.

Conhecer o cliente, investir em capacitação da equipe para oferecer um atendimento de excelência e estar atento aos números do negócio, fazem a diferença.

Veja algumas dicas que podem facilitar a busca pelo diferencial competitivo!

Neste artigo você vai ler sobre 4 passos para ser uma empresa competitiva:

Conheça o perfil do cliente

Construa uma equipe qualificada

Ofereça um atendimento diferenciado

Faça uso da tecnologia e dos dados

Conheça o perfil do cliente

O primeiro passo para que a empresa desenvolva o seu diferencial competitivo é entender qual é o perfil do cliente ideal que ela deseja atingir com seus serviços. Para conhecer os seus consumidores é necessário identificar alguns aspectos:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Hobbies;
  • Hábitos de consumo;
  • Interesses.

Esses pontos principais facilitarão para que a empresa avalie quais são as necessidades dos seus clientes e, assim, poderá se comunicar melhor e oferecer soluções reais para suas “dores”.

Para entender melhor, imagine uma situação na qual um cliente que possui um perfil mais despojado, com hobbies como assistir futebol pela televisão ou no estádio, e atua em uma área na qual não é exigido que ele se vista com roupas formais.

Certamente esta pessoa não terá o interesse em adquirir peças como roupas sociais e outros acessórios desse segmento. Ao direcionar para esse cliente produtos com essa finalidade, ele provavelmente recusará as ofertas.

Mas, se a empresa oferecer produtos voltados para as suas preferências, como camisetas de times de futebol e outros produtos relacionados a isso, ele certamente terá interesse pela compra. Portanto, é importante ter essa visão mais clara, para que os esforços da empresa não sejam direcionados a clientes que não correspondem ao seu tipo de negócio.

Construa uma equipe qualificada

Com um mercado cada vez mais competitivo, no qual diversas empresas ofertam os mesmos produtos, o diferencial pode ser encontrado através do atendimento ao consumidor. Assim, é preciso que a empresa esteja atenta na escolha dos seus colaboradores, bem como em treinamentos de capacitação.

A elaboração de projetos e até mesmo de produtos deve contar com a participação desses profissionais, pois ao final serão eles os responsáveis por garantir que o produto chegue aos clientes de forma clara, através dos seus atendimentos.

Serão essas pessoas também as responsáveis por esclarecer dúvidas e fornecer informações. Por isso, é essencial inserir os colaboradores em reuniões e em outras discussões que visem a análise de mercado, assim como na criação de soluções inovadoras e estratégicas.

Ofereça um atendimento diferenciado

Da mesma forma que é importante investir em um bons colaboradores para o setor de atendimento da empresa, também é preciso que a gestão dedique um pouco mais de atenção a esse setor, fornecendo ações diferenciadas que podem superar as expectativas dos consumidores.

Um bom exemplo para isso são os brindes personalizados da marca, que são poderosas ferramentas para alavancar vendas. E um time com bons insumos, terá sempre melhores condições de convencer e converter.

A Inteligência Artificial também contribui para um atendimento mais personalizado, porque consegue coletar os dados iniciais do cliente e o atendente terá mais informações e condições de fazer uma abordagem mais dinâmica e próxima.

Essa postura contribui muito para a fidelização de clientes e facilita também quanto à divulgação, e até para o famoso boca a boca, que é sempre tão importante aos negócios.

Leia também: Brand Awareness: Faça sua marca ser presente na lembrança do consumidor

Ofereça um atendimento diferenciado

Outro ponto importante a ser destacado neste processo é o conhecimento da empresa em relação ao mercado que atua, para que assim possa a partir de seus próprios dados e os do mercado, obter uma previsão a respeito da demanda de seus produtos e serviços.

Essa forma de agir facilita às empresas, por exemplo, ter uma gestão mais eficiente quanto o controle de estoque e ajuda a evitar que produtos desejados pelo consumidor fiquem indisponíveis por longos períodos, o que pode resultar em frustração para o consumidor e queda nos resultados da própria empresa.

A Inteligência Artificial e a automação de processos são necessários para que se possa alcançar melhor desempenho.

O futuro está baseado em dados e quem usufruir disso de maneira efetiva, seja para análise de volume de vendas, datas ou períodos sazonais, número de clientes, além de tantas outras informações, terá uma visão muito mais estratégica para gerar ações cada vez mais assertivas.

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