Muitas vezes as instituições de ensino acabam priorizando a captação de alunos e esquecem que, muito mais do que conseguir novos estudantes, é preciso investir em estratégias para retê-los.
Atualmente, algumas instituições passaram a utilizar estratégias promocionais e outras ações específicas com o intuito de divulgar a marca e fidelizar alunos, o que é importante tanto para a instituição, quanto para os alunos que podem garantir mais sucesso em seu processo educacional.
É importante também, entender as razões da evasão em sua escola, para que possa ser traçado um plano, com objetivos claros, a fim de encontrar soluções eficientes para a retenção de alunos. Entre os motivos mais frequentes são:
- Crises familiares;
- Problemas financeiros;
- Bullying;
- Dificuldade em entender os conteúdos;
- Metodologias pouco eficientes.
Continue na leitura para saber como adotar as ações certas para a sua instituição garantir bons resultados.
Conheça 5 passos para melhorar a retenção de alunos na sua instituição escolar
1.
Estruture a sua metodologia e garanta que os alunos estão recebendo os conteúdos adequados aos seus interesses e necessidades;
2.
Exponha claramente, no momento da matrícula, os benefícios que podem ser garantidos no decorrer do curso. É importante orientar sobre o método de ensino, infraestrutura, reajuste de mensalidade, entre outras questões, para evitar qualquer tipo de insatisfação, por exemplo;
3.
Ofereça flexibilidade financeira, quando for o caso. É importante ter uma política nesse sentido, para que o aluno se sinta protegido em situações adversas dessa natureza, que podem acontecer com qualquer pessoa. Saber como atuar, oferecendo suporte e levando em conta o histórico do aluno e do momento pelo qual ele está passando, fará com que ele se sinta seguro e isso desenvolverá uma parceria ainda mais duradoura;
4.
Desenvolva um bom relacionamento com os alunos e seus familiares. O atendimento mais próximo, oportunidade para uma conversa, além do acompanhamento efetivo de desempenho e a antecipação de crise, contribuirá para evitar a evasão do aluno.
Em caso de alunos menores de idade, vale considerar um sistema de monitoramento nas dependências escolares, pois essa é uma preocupação dos pais que precisa ser levada em consideração.
Um outro diferencial para sua estratégia de relacionamento com os alunos, é usar os meios digitais para conversar através de redes sociais, e-mails e deixar um canal aberto para que as interações sejam bem-vindas, afinal na fase escolar, eles querem se sentir parte da escola onde estudam.
E foram do ambiente virtual, outras ações importantes são os eventos, feiras e convenções para a aproximação e fortalecimento do vínculo entre alunos, corpo docente e a instituição de ensino;
5.
Elabore uma estratégia de marketing contínua e efetiva. O marketing promocional, por exemplo, é uma excelente forma para que a instituição se posicione no mercado, fortaleça a marca e consiga mostrar seus pontos positivos quanto às ofertas, tanto as pedagógicas, quanto outras mais comerciais.
Entre as ferramentas do marketing promocional estão, por exemplo, descontos, bolsas de estudos e os brindes promocionais, além de outras ações que ajudam a estreitar a relação dos alunos com a instituição.
Leia também: Por que dar brindes promocionais
Os brindes promocionais, conforme citado acima, são úteis para situações e temáticas diversas dentro das escolas, seja durante os eventos e ocasiões sazonais, quanto durante o primeiro contato com um potencial aluno, em uma visita à instituição ou durante a matrícula escolar.
Esteja atento para a retenção de alunos!
Conte com a Star na hora que precisar de brindes promocionais certos para ações de sucesso. Temos 1001 opções, atendimento ágil, qualidade e uma equipe criativa que vai te ajudar com a solução sob medida para a sua escola.
Confira a nossa categoria de brindes para escolas. Clique aqui